Janeiro Branco

O encontro do grupo Laço Rosa desta segunda (29), trabalhou o tema do JANEIRO BRANCO. Movimento que há 10 anos leva as pessoas a busca de um cuidado e prevenção da Saúde Mental, trabalhando a mente e o emocional.

“Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?” é o tema da campanha Janeiro Branco para 2024, um movimento que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, reduzindo o estigma em torno de temas como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

E a Rede de Voluntarias de Combate ao Câncer de Itatiba não ficou fora desse trabalho, que é desenvolvido por Leonardo Abraão e sua esposa Valeria, em todo o Brasil.

Foi uma tarde de aprendizado e muita reflexão sobre: como identificar em si mesmo e nas pessoas a necessidade de buscar apoio. E como prevenir.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

Pelas pesquisas, em 2023 foram atendidas ,apenas pelo SUS, mais de 410 mil pessoas com: depressão, ansiedade e pânico, ou seja, 10% a mais que 2022.

Dentre os fatores de risco individuais, temos os fatores genéticos, as habilidades sociais e emocionais, autoestima, saúde física e prática de atividade física. Saber como cuidar da saúde mental é importante, sendo possível trabalhar com três pilares fundamentais: prevenção, percepção e tratamento.

 

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário